Estes estão entre os conceitos mais importantes dentro do Kenpo Karate. Eles fazem com que o Kenpo evolua como Arte Marcial e como uma arte adaptável para qualquer pessoa, independente do seu tipo físico, idade, peso ou sexo.
Aprender e desenvolver técnicas de Kenpo é muito similar a aprender a escrever palavras, desenvolver sentenças, parágrafos e composições. Seguem as definições conforme constam na “Encyclopedia of Kenpo” do Grão Mestre Ed Parker:
O Conceito Trifásico :
O conceito não toma nenhuma técnica por padrão ou regra em si, mas ainda assim está composto de Três Fases:
– Ideal: Fase 1
– E Se: Fase 2
– Formulação: Fase 3
(Ed Parker’s Encyclopedia of Kenpo – pg. 126)
A Fórmula de Equação:
Esta é uma fórmula que pode ser seguida para desenvolver padrões de luta específicos, práticos e lógicos. A fórmula fornece bases conclusivas para trabalhar ações alternativas.
Seja qual for a base, independentemente se for um único movimento ou uma série deles, você pode:
(1)Prefixar: Adicionar um movimento ou movimentos antes;
(2)Sufixar: Adicionar um movimento ou movimentos depois;
(3)Inserir: Adicionar um movimento simultaneamente com a sequência estabelecida. Este movimento pode ser usado através de:
(a) Controlar Pressionando: Usar pressão contra as armas de um oponente para anular a ação que seria executada por ela(s), ou
(b) Controlar Posicional: Colocar a mão ou perna em uma posição ou ângulo defensivo para minimizar a entrada em suas áreas vitais;
(4)Rearranjar: Mudar a sequência de movimentos,
(5)Alterar o (a):
(a) Arma,
(b) Objetivo
(c) A arma e o objetivo
(6)Ajustar o (a):
(a) Alcance,
(b) Ângulo de execução (que afetam profundidade a altura),
(c) Ambos os ângulos de execução e alcance:
(7)Regular o (a):
(a) Velocidade,
(b) Força,
(c) Velocidade e força,
(d) Intento e velocidade.
(8)Apagar: Excluir um movimento ou movimentos da seqüência.
(Ed Parker’s Encyclopedia of Kenpo – pg. 48)
Aplicação Prática do Conceito
Fase 1 – (THE IDEAL PHASE) A FASE IDEAL
Nesta primeira fase de aprendizado de uma técnica, o instrutor deve fornecer ao aluno um padrão fixo de movimentos para ele se defender contra ataques pré-determinados.
Esta fase é projetada para dar ao estudante os fundamentos de como estruturar o movimento e deixa-lo analisar o conceito por detrás da técnica através de três pontos de vista (o ponto de vista do defensor, o ponto de vista do atacante, e o ponto de vista de um observador).
Iniciantes no Kenpo dever ser apresentados a movimentos básicos como golpe externo com a faca da mão, bloqueio interno, chute frontal e recuar em base neutra.
O instrutor deve levar os estudantes a praticar estes movimentos e os agrupar para formar uma sequência de autodefesa contra um determinado ataque.
Por exemplo, ao juntar os movimentos previamente listados e os estruturar para uma defesa contra uma pegada na lateral esquerda da sua gola (GI) você vai recuar com seu pé esquerdo e executar um bloqueio interno no antebraço do oponente, seguido por um chute frontal no genital do oponente e finalizar um golpe com a faca da mão na lateral do pescoço do oponente (este padrão de movimentos ou técnica é chamado de Delayed Sword (Espada Atrasada) e faz parte dos requerimentos para faixa amarela).
Perceba como os quatro movimentos básicos foram estruturados em uma técnica (padrão fixo de movimentos) para se defender contra um determinado ataque. Algo muito similar ocorre nos estágios iniciais ao se aprender a ler e a escrever.
Quando crianças estão no ensino fundamental elas são apresentadas a padrões fixos de letras e palavras, para ler, escrever e coloca-las em sentenças. Desta forma eles recebem os fundamentos de como estruturar palavras e sentenças para expressar uma ideia. Os(as) estudantes são estimulados a ler palavras simples como E, A, BOLO, e BALA e as colocar em uma sentença fixa – O BOLO E A BALA.
Perceba como estas palavras simples poderiam ser vistas como os movimentos básicos do Kenpo (ex: recuar, bloqueio interno, faca da mão externa, chute frontal, etc.), e estruturados em uma sentença para expressar uma ideia que pode ser vista como um padrão de movimentos básicos ou técnica (Delayed Sword – Espada Atrasada).
Fase 2 – A fase “E SE” (THE WHAT IF PHASE)
Depois que o aluno aprendeu e aperfeiçoou a técnica básica na Fase Ideal está na hora dele explorar a próxima fase, a fase E Se?
Nesta fase o instrutor deve começar a se fazer perguntas ao aluno como:
E Se você pudesse mudar as armas usadas na técnica de faca da mão externa para um golpe com as costas da mão?
E se o ataque fosse diferente?
Uma mesma sequência de movimentos pode funcionar contra um ataque diferente?
Por exemplo: Delayed Sword (Espada Atrasada) pode funcionar contra um soco direto com o braço direito, chute frontal com o pé direito, estrangulamento com as duas mãos, etc.?
E Se você pudesse Inserir ou pudesse Apagar um movimento dentro de determinada sucessão de movimentos sem romper o fluxo ou ideia básica da técnica?
Neste momento a Fórmula de Equação deve começar ser aplicada.
Como declarado na definição listada acima, a Fórmula de Equação permite ao praticante Prefixar e Sufixar (adicionar movimentos antes ou depois de determinada técnica), Inserir, Apagar, Rearranjar ou Modificar as armas naturais ou alvos usados em determinada técnica para melhorar ou adaptar a técnica para seu tipo físico específico ou preferências.
Isto é, a técnica deve sempre se adaptar ao praticante e não o praticante a técnica.
Você pode pegar técnicas como Delayed Sword (Espada Atrasada) que possui um padrão fixo de movimentos: recua a perna esquerda, bloqueio interno com o braço direito, chute frontal, golpe externo com a faca da mão e começar a fazer os seguintes questionamentos ao estudante:
(a) Se ele poderia se defender contra um ataque diferente de uma pegada com o braço direito na gola de sua roupa?
(b) Se ele poderia Prefixar (adicionar um movimento antes da técnica determinada) aplicando um Martelo (Hammer) no rosto do seu oponente antes de você iniciar a técnica?
(c) Se ele você poderia SUFIXAR (adicionar um movimento depois da técnica determinada). Acrescentando upper esquerdo no rosto do atacante depois que você completar a técnica?
(d) Se ele poderia INSERIR, APAGAR, ALTERAR ou REARRANJAR movimentos dentro da técnica sem romper o seu fluxo de movimento. Por exemplo, INSERIR uma cotovelada interna entre o bloqueio interno e o chute frontal com a perna direita; APAGAR o chute frontal; ALTERAR para uma joelhada ou REARRANJAR o golpe externo com a faca da mão com o chute frontal com a perna direita?
Isto tudo é similar a aprender a escrever orações complexas, parágrafos e composições no ensino médio. No ensino médio nós aprendemos a usar a FASE IDEAL em sentenças como ‘O BOLO E A BALA’ e Prefixar, Sufixar, Inserir, Apagar, Rearranjar, e Alterar palavras enquanto se mantêm a mesma ideia básica da sentença.
Tomemos como exemplo a técnica Delayed Sword (Espada Atrasada) e vamos a representar na oração ‘O BOLO E A BALA.’
Você pôde:
(A) Prefixar palavras: ‘OLHE ESTE BOLO E ESTA BALA’ –
(b) Sufixar palavras: ‘O BOLO E A BALA ESTÃO UM DO LADO DO OUTRO’
(c) Inserir palavras – ‘O BOLO DE CHOCOLATE E A BALA DE BANANA’
(d) Apagar palavras – ‘O BOLO’
(e) Rearranjar palavras – ‘A BALA E O BOLO’
(f) Alterar palavras: ‘O TOLO E A BOLA.’
Note como todas as frases mantêm a mesma ideia básica, mas a forma com que elas são executadas é diferente.
FASE 3 – A FASE DE FORMULAÇÃO
Nesta fase o aluno deve utilizar o que foi pensado durante a fase E SE? e aplicar para modificar a Fase Ideal, melhorando ou modificando a técnica ao seu tipo físico ou preferências.
Por exemplo, pode-se pegar a técnica Delayed Sword (Espada Atrasada) e aplicar qualquer um dos conceitos dentro da “Fórmula de Equação” (Prefixando, Sufixando, Inserindo, Apagando, Rearranjando ou Alterando) e fazer sua própria versão personalizada da técnica, ainda mantendo a mesma ideia básica da “Fase Ideal” (Ideal Fase).
Estes são exemplos da técnica Delayed Sword (Espada Atrasada) na Fase Ideal (Ideal Fase) formulada em uma Delayed Sword personalizada e uma Sentença Ideal (Ideal Sentence) formulada em uma sentença personalizada:
Delayed Sword da forma como deve ser ensinada (Ideal Sentence – Ideal Delayed Sword) – Defesa contra pegada na lapela:
(1) Recue sua perna esquerda enquanto executa um bloqueio interno com o braço direito;
(2) Execute um chute frontal no genital do seu oponente;
(3) Execute com o braço direito um golpe esterno com a faca da mão no pescoço do seu oponente.
Versão pessoal formulada da técnica Delayed Sword (Espada Atrasada) – defesa contra um gancho com o braço direito:
(1) Recue sua perna esquerda enquanto executa com o braço direito um golpe com o martelo da mão no bíceps do seu oponente (obs. bloqueio interno com o objetivo de golpear, não somente de defender – Alteração de Arma e Objetivo) e simultaneamente execute um golpe externo com a faca da mão esquerda no antebraço do seu oponente (Inserir).
(2) Excute um chute frontal nos genitais do seu oponente (Nenhuma Alteração).
(3) Execute um golpe externo com a faca da mão no pescoço do seu oponente seguido por soco inverso esquerdo no nariz do oponente (“Sufixar”).
O mesmo conceito poderia ser usado para formular uma sentença para falar sobre um bolo e uma bala de um determinado modo e de meu próprio modo:
– Sentença Ideal = O bolo e a bala.
– Sentença Pessoal Formulada = O bolo de chocolate (Inserir) juntamente (“Alterar”) com a bala estão lado a lado (Sufixar).