Existem movimentos secretos no Kenpo? Bem, sim e não. Se eu estou ensinando Espada Atrasada (Delayed Sword) para um faixa branca, eu acho que podemos dizer sim, existem movimentos secretos – pois não vou sobrecarregar um faixa branca com nada além de bloquear, chutar e golpear com a faca da mão. Mas se eu estiver revisando a técnica com um faixa marrom, nós extrairemos muito mais dela.

Mas o que eu ensino, ou o que eu sei, não é exatamente o que os outros estão falando quando se referem aos segredos do Kenpo. Eles estão falando sobre Ed Parker e se ele tinha segredos. Bem, mesma resposta. Sim e não.

Ao longo dos anos, eu tive inúmeros “segredos” revelados a mim por Kenpoistas de alta patente e pelo próprio Ed Parker. Nenhum destes segredos me deu super poderes.

Em minha experiência com Ed Parker, qualquer segredo que ele compartilhou comigo sempre esteve diretamente ligado à sua satisfação com o meu progresso no Kenpo. Se eu tivesse estudado e praticado o que ele me ensinou em nosso encontro anterior, ele mostraria seu apreço me mostrando algo mais na próxima aula. Às vezes eram chamados segredos e às vezes não.

Eu também acredito que o Sr. Parker usou segredos como uma ferramenta de aprendizado. Todos os professores podem experimentar e ver como isso funciona com seus alunos, porque funciona comigo. Abaixo está a história de um movimento secreto, ensinado por Ed Parker.

Veja, ele me disse especificamente que esse movimento era secreto.

Eu estou na casa do Sr. Parker, passando pelas formas (katas) quando ele disse que queria mostrar um movimento “secreto” na Forma Longa 3. Oh cara, meu nível de excitação foi as alturas! Era legal o suficiente simplesmente estar na casa de Ed Parker, mas ele me transmitiria um dos segredos do kenpo! Uau!

Com este incrível segredo revelado e minha lição terminada, eu fui direto para o estúdio de Pasadena para praticar a Forma Forma Longa 3. A última coisa que eu queria fazer era me arriscar a esquecer o movimento secreto no meu caminho para casa e Pasadena era o lugar mais próximo para praticar.

Agora, estou no tatame, muito discretamente, repassando o movimento secreto que o Sr. Parker me ensinou quando Frank Trejo veio até mim e disse: “Quem te mostrou isso!” Eu disse: “Sr. Parker mostrou.” Então Frank disse: “Isso deveria ser um segredo!” Eu respondi “ E foi isso que o Sr. Parker disse quando mostrou para mim, Frank. Com isso, Frank disse:“ F@#k! ”E foi embora.

Eu pratiquei esse movimento por anos, sem mostrar para ninguém, porque eu não sabia o quão grande era o segredo. Quero dizer, Frank ficou muito chateado quando descobriu que o Sr. Parker tinha me mostrado, então, em quem eu iria confiar com um segredo tão grande?

Anos mais tarde, eu estava lendo nos manuais a Forma Longa 3 quando eis que me deparo com o segredo da Forma Longa 3 bem na minha frente! Eu ri e fiquei imaginando quando o Sr. Parker decidiu revelar este segredo milenar colocando-o ali no manual?

Existindo muitas versões dos manuais, comecei minha busca para ver quando ele havia mudado o manual para incluir esse movimento secreto. Comecei com os manuais que Ed Parker Jr. juntou após a morte do Sr. Parker, pensando que talvez Edmund Jr. tinha inadvertidamente, ou propositalmente, incluído o segredo em sua versão dos manuais.

E lá estava o segredo. Então eu verifiquei os manuais de 1987, que são os últimos a serem supervisionados e protegidos por direitos autorais pelo Sr. Parker, e também estava lá. Em seguida, verifiquei os primeiros manuais dos anos 80, reunidos quando Ed Parker trocou o sistema de 32 técnicas pelo sistema de 24 técnicas e lá estava. O que? 

Com apenas uma versão sobrando, olhei para os manuais dos anos setenta e lá estava o segredo. O grande segredo que o Sr. Parker me mostrou em meados dos anos 80 esteve bem ali na minha frente desde que comecei a praticar Kenpo, em 1972. Eu nunca o tinha visto porque nunca tinha tido tempo para realmente estudar os manuais.

Aposto que o Sr. Parker ria secretamente ao contar às pessoas segredos que estavam nos manuais o tempo todo. Eu tenho que admitir, é uma ótima maneira de fazer seus alunos lembrarem de algo. Diga-lhes que é um segredo e eles nunca se esquecerão disso.

Tradução do texto de Rich Hale, presidente da Ohana Kenpo Karate Association.

1 Comment

  • by Yermis Caraballo
    Posted 23 de agosto de 2020 00:51 0Likes

    Qual é o segredo… Que história legal é

WhatsApp chat