começe hoje! Ligue Agora
41 99245-9559
Petit Carneiro 524
Curitiba, Paraná

O que é o Kenpo

American Kenpo, também conhecido como Kenpo Karate, é uma arte marcial caracterizada pelo uso de ataques rápidos e poderosos utilizando todas as armas naturais do corpo, potencializados por rápidas transições de base. Os iniciantes são apresentados à respostas básicas de ataque, que englobam um sistema maior, ensinado através de cenários com scripts, que provêm aos instrutores uma plataforma para compartilhar conceitos e princípios que Ed Parker enfatizou em seus ensinamentos.

O propósito de treinar dessa maneira é aumentar a coordenação física e a continuidade com movimentos lineares e circulares. Cada movimento, quando executado corretamente, leva ao próximo, mantendo a “zona dimensional” do adversário sob controle, enquanto limita sua capacidade de retaliação. Caso o adversário não reaja como previsto, o praticante experiente de Kenpo é capaz de fazer sem problemas a transição para uma ação alternativa e apropriada, extraída espontaneamente do seu subconsciente treinado.

Fundado e codificado por Ed Parker, o Kenpo é basicamente um sistema de combate de autodefesa. O Grão Mestre Parker fez modificações significativas na arte original do Kenpo que ele aprendeu ao longo de sua vida, introduzindo ou alterando princípios, teorias e conceitos de movimento, bem como uma terminologia própria.

Parker acreditava na adaptação do Kenpo ao indivíduo e também incentivava seus alunos a explorar as áreas desconhecidas das artes marciais.

Parker deixou para trás um grande número de instrutores que honraram seus ensinamentos implementando diversas versões do Kenpo Americano. O Grande Mestre Senior, Parker não nomeou um sucessor para a sua arte, mas em vez disso confiou aos seus estudantes seniores para continuarem os seus ensinamentos à sua maneira.

O American Kenpo foi trazido ao Brasil no início dos anos 2000 pelo Sensei Helio Greca.