Sou frequentemente contatado por pessoas que gostariam de ensinar Kenpo Karate em um país estrangeiro, sob minha direção e sancionadas pela Ohana Kenpo Karate Association. Obviamente seria ótimo ter escolas no mundo todo ensinando nossa arte enquanto nos prestam homenagem, juntamente com o pagamento de taxas de filiação.
Eu sei que existem associações que não deixam estas oportunidades passar. Não apenas pelo dinheiro, mas porque colocar um novo alfinete no mapa geralmente é ainda mais agradável do que o próprio dinheiro. Só para você saber como conduzimos nossos negócios, gostaria de compartilhar com você minha resposta à mais recente solicitação dessa natureza.
Meu amigo,
Refleti bastante a respeito e esta é uma decisão difícil.
Fui contatado muitas vezes por pessoas em vários países que gostariam de ensinar sob a chancela da Ohana Kenpo Karate Association, mas a dificuldade está em não conhecer nosso sistema de artes marciais. Não é impossível, mas é muito difícil alguém ensinar uma arte que não conhece.
Existem manuais disponíveis para estudar, mas eles não são fáceis de interpretar. Eles são bem escritos, mas foram projetados para ajudar um aluno sob a orientação de um professor. Não devem ser usados para estudar nossa arte sem um professor.
Eu posso permitir que você tenha uma escola de Kenpo, sob a minha direção, mas você não teria permissão para conceder graduação a ninguém. Isso até que você mesmo tenha uma graduação mais alta.
Para ser honesto com você, todos que pediram para ensinar nessas circunstâncias, também pediram graduação. Pensando que de alguma forma seu treinamento anterior em outras artes, é igual ao nosso. Esse não é o caso em nossa arte ou na arte de qualquer outra pessoa.
Somente estou lhe dando consideração pelo fato de você não ter solicitado imediatamente ser graduado em nossa associação. Então, repito o que está escrito em nosso site. Nenhuma graduação está incluída ao tornar-se membro da Ohana Kenpo Karate Association. Toda graduação é merecida e isso não é fácil de fazer.
Uma das coisas mais difíceis que já fiz foi caminhar no Grand Canyon, ponta a ponta, sem parar. É um evento não sancionado chamado The Death March, onde você tem que caminhar da borda sul do Grand Canyon até o seu fundo, continuar pelo chão do canion e subir pelo outro lado até a borda norte. Então, sem descanso, dar meia volta e retornar para o sul. É uma distância de quase oitenta quilômetros com mais de três mil e quinhentos metros de ganho e perda de altitude. Não há suporte, camping ou paradas para descanso. Sempre que você não está se movendo ainda faz parte do seu tempo de caminhada de vinte e quatro horas. Se você não conseguir terminar em menos de vinte e quatro horas, você ainda terá crédito por fazer uma caminhada no Grand Canyon, mas não pode reivindicar ter feito The Death March.
Agora, eu não sou um trilheiro ou um trail runner especialmente talentoso. Mesmo naquela época eu estava com meus quarenta e poucos anos e meus joelhos já estavam dando problemas, mas eu queria reivindicar esse título então eu fiz isso – quatro vezes. Cada vez eu mal conseguia andar por semanas, mas cumpri minha missão e posso orgulhosamente dizer que cumpri a tarefa.
Como artista marcial, sou ainda mais apaixonado pelo que faço do que pelas caminhadas. Levei nove anos para ganhar minha faixa preta e depois de quarenta e sete anos de estudo, sou atualmente faixa preta oitavo dan em nosso sistema. Não vou comprometer o que é preciso para ser graduado no American Kenpo sob quaisquer circunstâncias.
Se com este conhecimento você ainda estiver interessado em ter um clube Kenpo em seu país, podemos discuti-lo.
Rich Hale
Senior Professor/Founder
Ohana Kenpo Karate Association
Tradução do texto do Sr. Hale, respondendo acerca da filiação na Ohana Kenpo Karate Association.