Ao longo de seu treinamento o aluno terá uma referência constante feita à face de um relógio. Esta referência na verdade se aplica a ângulos usados ao se movimentar, para mostrar ao aluno o posicionamento adequado de seus pés no desempenho de suas bases, técnicas de defesa pessoal, formas, etc.
Por exemplo, ao começar uma forma (ou Set), o aluno deve se imaginar no meio de um grande relógio desenhado no chão. A direção a frente será sempre de 12:00 horas. A direita o estudante terá 3:00 horas, diretamente atrás dele serão 6:00 horas, e para a esquerda 9:00 horas.
Você devera também devera levar os estudantes a visualizar os horários intermediários para determinar as “meias” horas, isto é: 1:30, 4:30, 7:30, e 10:30.
Ao se mover de sua posição inicial, o aluno deve ter em mente onde os outros pontos do relógio estão. Isto o ajudará a executar movimentos com um senso mais definido de direção.
Este princípio também se aplica ao ensinar técnicas de defesa pessoal. A direção onde a técnica ira se iniciar será sempre as 12:00 horas, indiferentemente de onde o ataque se originar (frente, flanco, costas).
Ainda outro exemplo: ao aprender uma técnica, o aluno pode estar de frente para 12:00 horas com seu oponente lhe atacando vindo de 3:00 horas. Ele deve mover seu pé esquerdo para 10:30 horas para poder se posicionar frontalmente em relação ao seu oponente.
Três aspectos estão envolvidos aqui, a direção original na qual o aluno estava posicionado (12:00 horas), o ângulo do qual seu oponente o atacou (3:00 horas), e a posição corrigida do seu pé (10:30 horas) que foi necessária para reagir adequadamente ao ataque.
Em resumo, o “Princípio do Relógio” é uma referência direcional usada para ajudar a selecionar a direção adequada ao atacar, contra-golpear , ou trabalhar suas bases.