Rich Hale

Fundador Ohana Kenpo Karate Association
E-mail: https://www.ohanakenpo.com/contact

Rich Hale – Fundador da OKKA

Acredito que minha devoção ao Kenpo seja o resultado de minha amizade de 46 anos com Rich Callahan. Nenhuma outra pessoa teve um efeito tão profundo para mim dentro das artes marciais. O Sr. Callahan foi meu primeiro professor de Kenpo, e até hoje, um ótimo exemplo do que um artista marcial, professor e amigo devem ser.

Também dou muito crédito a Roger Thomas, que foi um grande amigo e parceiro de treinamento, durante nossos primeiros anos no Alaska Martial Arts Center, em Anchorage, no Alasca. Com o tempo, Roger e eu nos juntamos a AC Rainey, Dale Eberwein e Art Copeland. Esses três homens foram instrumentais em nosso progresso como artistas marciais.

Lembro-me do dia em que AC Rainey entrou no Centro de Artes Marciais do Alasca, apresentou-se e disse que era um faixa-preta de Kenpo. Agora, tenha em mente que Roger e eu ainda éramos faixas marrons e, embora tivéssemos sido bem treinados pelo Sr. Callahan, ainda precisávamos de alguma liderança e muita instrução. Então, depois de nos apresentarmos e conversarmos brevemente, quando AC Rainey perguntou quem era o instrutor chefe na nossa escola – eu disse: “Você é”.

Eu comecei meu estudo de Kenpo em 1972 no Ed Parker’s Kenpo Karate, em Colton, Califórnia, sob a instrução de Rich Callahan.

No início dos anos 80 tive a sorte de ter sido aluno pessoal do sr. Parker, tendo aulas particulares em sua casa em Pasadena. É por isso que o Sr. Parker optou por assinar (como meu instrutor) meus certificados de 1º e 2º Graus de faixa preta.

Um grande professor não é apenas alguém que tem muito conhecimento e o transmite bem, é alguém que te inspira a sempre continuar aprendendo. O Sr. Parker foi um ótimo professor.

Mohamad Tabatabai me deu promoveu a faixa preta 5º Grau. Acho difícil colocar em palavras o que sinto por ter recebido essa classificação de um grande amigo e líder na arte.

Eu fui promovido ao 7º Grau pelo Mestre Tony Martinez. Ao fazê-lo, ele me deu a própria faixa, utilizada por ele do 5º a 7º grau. O Sr. Martinez tem ensinado ativamente e consistentemente o Kenpo de Ed Parker por mais de cinquenta anos.

Também fui promovido com o 7 ° Grau Black Belt do Mestre da Arte, Rick Hughes, que eu conheço desde o início dos anos oitenta. O Sr. Hughes é presidente da associação americana Silver Tiger Kenpo e atualmente meu instrutor pessoal.

Em 4 de junho de 2016, o AC Rainey me promoveu ao 8º dan.